terça-feira, outubro 03, 2006

Post gigante...

Fala galera, como estão as coisas? E as eleições, gostaram dos resultados até agora?

Antes de tudo gostaria de dizer que não sou petista e nem votei no Lula, mas torci muito para esta eleição acabar no primeiro turno. Posso estar tremendamente enganado, mas acho que o Alkimin não fará um bom governo para o nosso país. Esta é a minha humilde opinião...

Hoje não quero falar sobre poker e sim sobre um fato show de bola que aconteceu comigo esta semana e que, como conseqüência, poderá afetar os meus planos em relação ao poker. Eu fui informado que no mês de setembro fui promovido ao cargo de Gerente de Inteligência de Mercado, DEZ, MIL, 10 MIL! Eu tinha a expectativa de me tornar gerente já há algum tempo, porém nos últimos meses já estava perdendo as minhas esperanças. Esta notícia com toda a certeza me deu um gás adicional para continuar me dedicando como nunca ao meu trabalho e mostrar para a empresa que posso ir ainda mais longe. É claro que com esta promoção terei pela frente ainda mais responsabilidades e vou precisar de mais pessoas para me ajudar no dia-a-dia. Portanto, se alguém se interessar e quiser mandar o currículo é só me mandar um e-mail que eu explicarei maiores detalhes.

E de que forma esta promoção atrapalha os meus planos no poker? Eu não me lembro se já comentei, mas no início do ano voltarei a morar em São Paulo (provavelmente on ABC paulista) e esta volta me ajudaria muito a definir objetivos mais precisos no jogo ao vivo, pois pretendo focar os meus esforços no live, muito mais do que no on-line. Eu já tinha até definido dias que eu iria jogar e talz, mas com a minha promoção eu terei que avaliar novamente o meu plano para não prejudicar a minha vida profissional. Pois, como vocês sabem, eu jogo poker muito mais pelo prazer do que pela grana em si. O plano que eu montei serviria como um balizador para que eu pudesse, após um período de uns dois ou três anos, se este hobby poderia ou não se tornar uma segunda profissão. De qualquer forma vou continuar com o plano, mas de uma forma um pouco mais cautelosa e com um prazo um pouco mais largo do que o que havia previsto inicialmente, pois terei menos tempo para jogar e ainda tenho a minha vida pessoal, família, cachorro, etc.

Plano

Só para vocês entenderem um pouco como o plano vai funcionar (aceito opiniões):

Inicialmente eu estabeleci que eu vou jogar poker ao vivo por pelo menos duas vezes por semana, uma session por dia. Eu não estabeleci um tempo mínimo por session, mas sim um tempo máximo, pois percebi que depois de um tempo jogando a minha cabeça começa a não funcionar muito bem e jogar sem concentração não é recomendado a ninguém (já passei por esta péssima experiência).

Alguns jogadores profissionais consideram que um excelente resultado no “no limit holdem” é conseguir obter um ganho de 20 BB a cada hora (no jogo on-line). Sendo assim, se você entra numa mesa de ½ com o buy in de 200 dólares e ganhar 40 dólares por hora (20% de lucro) já seria um resultado excelente. Isto significa, teoricamente, que se eu jogar umas cinco horas seguidas eu posso dobrar o meu buy in inicial de 200 dólares e sair da mesa com 100% de lucro. No meu caso eu estabeleci como meta um lucro por session de no mínimo 50%, mas como o objetivo principal de 100%. Valor que acho bem realista em função da quantidade de vezes que venho jogando. Na prática o ganho médio que venho obtendo por session tem sido bem maior. Além do limite mínimo de ganho estabeleci também um limite de perda por session. Todas as vezes que for jogar eu levarei no máximo 2 vezes o buy in de entrada. Caso eu venha a perder o primeiro buy in eu poderei entrar com a outra parte para tentar recuperar. É claro que isso vai depender também de uma avaliação do momento. Por exemplo: Por que eu perdi o primeiro cacife? Joguei mal, foi bad beat, o meu adversário é melhor do que eu? Eu tiltei? Estou cansado? Estou entrando no jogo deles, etc, etc, etc. Toda esta análise me ajudará a definir se devo ou não entrar com o segundo cacife.

Para o primeiro ano eu tenho uma meta de alcançar a marca de R$ 20 mil vindos apenas do poker. O que é um valor bem audacioso, mas possível de ser alcançado em função da quantidade de vezes que pretendo jogar e também dos cacifes que pretendo entrar. Além disso, pretendo jogar algumas mesas de sit & go’s para treinar um estilo diferente de jogo também, pois não quero ficar apenas nas mesas de cash.

No segundo ano eu pretendo dobrar este capital, pois pretendo também entrar em mesas de cacifes mais altos que no ano anterior.

Já no terceiro ano eu tenho como objetivo fazer com que os meus ganhos cresçam em torno de 20%, pois não pretendo subir um pouco de nível, mas continuar jogando nos níveis mais baixos. Este ano será, na verdade, uma forma de me preparar melhor para o ano seguinte, onde pretendo investir mais pesado e jogar mesas mais caras.

No quarto eu pretendo me dedicar exclusivamente a mesas com bom buy in de R$ 500 a R$ 1000 e com objetivos de ganho mais ousados. Desta forma conseguirei um lucro muito maior e um resultado bem mais satisfatório. Caso eu consiga alcançar os objetivos do quarto ano o meu ganho, ao final do ano, poderá chegar a R$ 100 mil.

Não acho que este valor seja suficiente para eu viver apenas de poker, mas já de dá uma certeza: EU POSSO SER UM JOGADOR PROFISSIONAL!

Alguns de vocês podem me dizer: mas cara se você não consegue viver bem com R$ 100 mil por ano aqui no Brasil, quem vai conseguir? Realmente, um salário de R$ 100 mil por ano é realmente bastante interessante, mas, como todos já sabem, eu tenho uma profissão e não pretendo abrir mão dela para viver de poker, pois a minha carreira tem um caminho muito promissor pela frente e que pretendo percorrer. Mas é claro, se de repente tudo começar a dar muito certo e eu começar a ganhar uns R$ 200 mil ou mais aí sim eu vou ter que pensar muito mais seriamente na profissionalização definitiva.

Estes objetivos são mais para me dar alguns direcionamentos, pois acredito que em tudo na vida é preciso estabelecer metas, caso contrário, como saberemos onde queremos chegar?

De todos os anos acho que o mais difícil será o primeiro, pois o meu bankroll inicial será de uns R$ 5 mil. Então para alcançar o meu objetivo eu terei que quintuplicar o meu bankroll, o que não será nada fácil, mas também não é impossível.

OBS. Eu poderia ter estabelecido objetivos mensais, mas acho que isso atrapalharia bastante, pois eu poderia ficar meio alucinado em alcançá-los e eu não pretendo que isso aconteça.

Acho que é isso galera. Vou ficando por aqui e para terminar quero dizer que mais uma vez eu me dei mal no circuito paulista ficando na posição mais sexual que existe 69. Porém, algumas horas depois eu fui para o cash e consegui obter o meu maior lucro em uma única session de poker: sentei com R$ 140,00 e saí R$ 890,00 após 4 horas. Show de bola! Foi uma noite que tudo deu certo. Mas isso eu contarei em detalhes nos próximos capítulos, hehehe.

Um grande abraço e shuffle up and deal!

5 comentários:

Anônimo disse...

Muito legal o post eh muito legal pra mim, que sou iniciante do iniciante, ver que sempre temos barreiras pra transpor. So passaremos por ela com planejamento e dedicacao. Legal!
Sorte e sucesso no Poker e no Trampo!
abs
Leo Caetano

Sergio AT disse...

Valeu cara!

Sergio AT disse...

A porcaria do blogger está com pau e não estou conseguindo editar os meus posts.

Queria dizer que na parte onde coloquei 20bb por hora está errado. Na verdade eu queria dizer 20bb a cada 100 mãos jogadas. O que dá uma média de duas horas de jogo.

Eu estou com o objetivo de obter um lucro médio de 50% a cada session de cinco horas no live, pois a relação tempo/mãos é bem diferente.

Abraços

Anônimo disse...

Cara, em um post vc disse que queria entrar no poker nem tanto pelo dinheiro, mas mais pela fama, ou algo assim, rsss. Só q o cash não traz esta fama. Mudou de planos ou eu tinha entendido errado? Abraço.

Sergio AT disse...

hauahauahauhauahau.

Não mudei os meus planos não cara. É que para chegar lá eu preciso alcançar um nível de conhecimento e profissionalização que acredito que o cash vai me proporcionar e muito.

Na verdade o que eu queria dizer realmente é que a grana não era o meu foco principal e sim uma conseqüência dos meus resultados.

Então você pode me perguntar: mas como a grana não é o principal se você inclusive estipulou valores a serem alcançados? É que todo objetivo precisa ser valorizado para que se chegue em algum lugar e é será jogando nos níveis mais altos que eu conseguirei mostrar que tenho condições de ser um profissional de verdade.

Os meus objetivos estão de acordo com os valores das mesas que estarei jogando e por isso são tão elevados no 4º e 5º ano.

Eu estabeleci cinco anos para que eu tivesse metas progressivas e pudesse jogar nos diferentes níveis de de jogo existentes. É como se fosse uma faculdade, ao final do quinto ano se eu alcançar estes objetivos eu receberei o diploma, caso contrário, terá servido, no mínimo, como uma lição de vida.

Outro detalhe importante: mesmo que eu não alcance os meus objetivos (o que vou fazer de tudo para alcançar) eu não irei parar de jogar, mas continuarei jogando única e exclusivamente como um hobby, sem maiores pretenções.

Abraço