quarta-feira, março 01, 2006

Carnaval com Poker

É isso aí galera, o carnaval foi muito bom, teve churrasco, bebida, samba, e como não poderia deixar falta, POKER, é claro.
Nesses quatro dias de dias de descanso aproveitei para ensinar alguns amigos o mundo fascinante do poker. Neste tempo que eu estou jogando eu já tive o prazer de introduzir tanta gente que daqui a pouco vou ter que começar a cobrar. hehehe.
Ao todo já são 10 novos interessados nesta modalidade e, se depender de mim, muitos ainda estão por vir, pois é um prazer mostrar as pessoas o quão interessante é jogar POKER.
É claro que estou longe de ser um professor de POKER, até mesmo porque ainda tenho muito a aprender, mas só o fato de introduzir as pessoas com as regras básicas já me deixa muito satisfeito.
E aproveitando o fato de que várias pessoas que acessam o meu blog ainda estão iniciando vou colocar a seguir alguns cálculos de jogadas que ocorrem com bastante freqüência na modalidade Texas Hold'em e quais as probabilidades de vitória em cada uma delas. Lá vai:
OBS. Todas as situações que colocarei a seguir envolvem apenas duas pessoas na mão, ou seja, uma situação de heads up.
  • Par vs Par (pré-flop) - 80% (par maior) / 20% (par menor)
  • Par vs 2 cartas acima (pré-flop) - famoso coin flips ou 50% de chance para cada um
  • Par vs 1 carta acima (pré-flop) - 70% (par) / 30% (carta maior)
  • Flush Draw no flop vs par - coin flips (50%)
  • Flush Draw no turn vs par - 40% (flush draw) / 50% (par)
  • Flush Draw no flop vs trinca - 30% (flush draw) / 70% (trinca)
  • Flush Draw no turn vs trinca - 20% (flush draw) / 80% (trinca)
  • Flush Draw no flop vs 2 pares - 35% (flush draw) / 65% (2 pares)
  • Flush Draw no turn vs 2 pares - 20% (flus draw) / 80% (2 pares)
Todos os percentuais acima são aproximados, mas são importantes para saber se vale ou não a pena pagar uma determinada aposta.
Outro detalhe importante é que dificilmente um jogador irá pagar uma aposta no flop com apenas três cartas do mesmo naipe ficando flush draw no turn, a não ser que o jogador adversário não faça nenhuma aposta no flop e espere o turn para efetuar alguma. Mesmo assim as probabilidade de flush caem bastante do flop para o turn o que torna muito difícil pagar uma aposta nesta fase para tentar conseguir o flush na última carta (river).
Pagar ou não pagar uma determinada aposta depende muito de uma combinação entre os valor da aposta feita, o valor total do pot, o valor da sua aposta e a probabilidade de sair a sua carta.
No próximo post irei falar um pouco sobre isso.
Mais uma vez quero deixar claro que não tenho a pretenção de ensinar a ninguém como se deve jogar POKER, isto é apenas uma forma de compartilhar o conhecimento que já adquiri, além de possibilitar uma mlehora dos meus conhecimentos em alguns fundamentos. Se por acaso eu tiver colocado algo de forma equivocada desde já peço desculpas e o opoio dos colegas com maior experiência no assunto para discutirmos as jogadas.
Tenham todos uma excelente semana!

Nenhum comentário: