terça-feira, junho 20, 2006

PLANEJAMENTO - PARTE 1

Fala galera, estou de volta!
Não postei nada nos últimos dias porque estava reunindo material e analisando de que forma eu iria recomeçar a minha jornada. Eu digo isso porque acho interessante se definir um plano de como as coisas irão caminhar para os seus objetivos sejam alcançados. Vou dizer alguns pontos que eu acho interessante destacar:
Bankroll inicial - Este ponto é fundamental para quem está começando a jogar poker, pois o valor do seu bankroll é quem vai determinar em qual nível você começará a jogar. Como em 90% das vezes vou jogar cash game resolvi começar com um bank de US$ 150,00 e entrar somente em mesas de nl10 (blinds 0,05/0,10), pois neste nível terei condições de evoluir bastante e não sofrerei a pressão caso eu perca o meu buy in algumas vezes seguidas. Isto não significa que não se possa começar com menos, mas este é o limite mínimo que estabeleci para o meu início. A partir daí determinei que só irei subir de nível (nl 25 é o próximo) quando tiver pelo menos US$ 1.000,00 na conta e já tiver participado de pelo menos 25 mil mãos neste nível. Parece ser um número grande mãos jogadas, mas se eu dividir o meu objetivo em valores pela quantidade de mãos jogadas e, em seguida, multiplicar este valor pela quantidade de mãos que jogamos em cada hora, o número final pode ficar bem audacioso. De qualquer forma acho bem possível alcançá-lo e não pretendo mudá-lo, pelo menos por enquanto.
Horários a se jogar - Eu defini um horário específico para que eu possa jogar poker durante a semana e também finais de semana. Um amigo me falou que não concorda muito com esta determinação porque você acaba tratando isso como se fosse um trabalho e poker, antes de tudo, deve ser tratado como uma diversão. Eu concordei com a opinião dele, mas acho que isso me ajuda a estabelecer algumas regras pra mim, até mesmo porque eu tenho outras prioridades na minha vida também, como família, trabalho, seriados de TV (24 horas, lost, smallvile, etc., hehehe) e ao definir um horário eu consigo de organizar melhor com tudo isso e ao mesmo tempo continuarei me divertindo. O horário também irá me ajudar a não tiltar em alguns momentos, pois sou ansioso e vinha fazendo isso com freqüência, hehehe.
Estudar as mãos jogadas e um pouco de teoria - Esta é uma outra coisa que considero fundamental para o desenvolvimento de um jogador de poker. Principalmente o estudo das mãos jogadas. Falo isso porque quando você está avaliando as suas mãos você tem condições de enxergar melhor os seus erros e conseguir efetuar os ajustes necessários para que numa próxima vez não os cometa novamente. Outra coisa muito importante é que neste momento você também conseguirá avaliar melhor a forma de jogar dos seus adversários e aqui eu percebo um enorme ganho, pois pode ter certeza que jogando várias mãos no mesmo nível você encontrará o mesmo adversário com freqüência. Para fazer ambas análises eu estou utilizando o poker tracker, que considero um ferramente indispensável para qualquer jogador, iniciante ou profissional.
A leitura de livros para quem está começando também é muito importante, principalmente para os iniciantes que querem se aprofundar em alguns conceitos. Um livro que já li e que considero muito bom para quem está começando é o The Theory of Poker, Sklansky. Ele explica uma série de conceitos que ajudam a abrir as nossas mentes para o jogo. Um detalhe importante que gostaria de ressaltar é que nenhum livro possui uma fórmula mágica de como ser um jogador imbatível e se alguém estiver procurando por isso, esqueça. Os livros são importantes para nos ajudar a entender mais a fundo os conceitos deste jogo fascinante que é o poker e que nos dão dicas também de como poderíamos agir em determinadas situações, mas lembrem-se que o poker depende de três coisas: cartas, imagem do jogador e posição. É a combinação deste triângulo que irá determinada cada ação sua durante o jogo.
Além de tudo isso é claro estarei também compartilhando com maior freqüência as minhas jogadas e espero que dessa forma eu possa evoluir cada vez mais.
Espero poder continuar contando como apoio de todos que acompanharam a minha jornada até aqui e espero não decepcioná-los lá na frente.
Um grande abraço a todos e shuffle up and deal!

Nenhum comentário: